sábado, 23 de junho de 2018

Qual Universidade Escolher?



Depois de escolher o país, chegou a hora de escolher a universidade. Uma dica bem importante para quem vai fazer mestrado no exterior é que o Brasil só valida diploma de mestrado no exterior se a modalidade for PRESENCIAL! Mestrados SEMIPRESENCIAIS E ONLINE NÃO serão validados como mestrado e sim como curso de especialização, daí já eliminei uns 3. O principal critério que eu utilizei para escolher foi o curso do meu interesse e depois os custos (do curso e custo de vida da cidade). Eu sou formado em Arquivologia e procurava um mestrado em Gestão de Documentos Digitais, porém nem toda universidade tem curso de mestrado nesta área, então, no meu caso, não foi tão difícil escolher a universidade.
Mesmo assim fiquei entre 3 universidades: Salamanca, Complutense de Madri e Universidade de Barcelona. Salamanca e Universidade de Barcelona tinham o curso que eu queria, mas deletei a de Barcelona por 2 motivos: primeiro - 20% do curso seria ministrado em Catalão (se você optar por Barcelona, presta atenção neste pequeno detalhe. Catalão é muito, muito diferente de Espanhol); segundo – o valor do curso era 2 vezes mais caro que o de Salamanca. Ai fiquei entre Salamanca e Complutense de Madri, no entanto sempre soube que eu queria Salamanca. Mas considerei as duas, pois, caso não fosse admitido em Salamanca, tentaria a Complutense de Madri, somente por este motivo.
Escolhi Salamanca porque tem exatamente o curso que eu quero e pelo valor. As universidades na Espanha cobram preços diferentes para estrangeiros. Quem é europeu paga em torno de 41 euros por crédito, quem não é paga 83 euros. A Universidade de Salamanca tem um diferencial, existe um acordo, entre os países ibero-americanos (confira aqui) , e devido a deste acordo, no qual o Brasil faz parte, brasileiros pagam o mesmo valor que os europeus. Um curso de mestrado tem 60 créditos, graças ao acordo, em Salamanca irei pagar 2.460 euros, se fosse na Complutense de Madri eu pagaria 4.980 euros. Para ajudar mais um pouco o custo de vida de Salamanca é bem mais baixo que em Madri.  tudo que eu tinha que fazer era torcer para ser admitido em Salamanca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abrir Conta / Transferir dinheiro do Brasil

Já cheguei em Salamanca, já tenho onde morar, onde malhar, telefone celular, já fiz compra do mês. Mas o dinheiro que eu trouxe acaba, n...