Chegamos na 2ª e 3ª etapas, que são as mais fáceis, pois nestas você utilizará os mesmos documentos que utilizou na primeira etapa (homologar diploma).
Na etapa de inscrição você não precisa de documento nenhum, só precisa já ter escolhido o curso, ficar atento
ao período de inscrição da universidade que você escolheu e quando abrir, entrar no site e se
inscrever. O prazo de inscrição de Salamanca começa no início de março e vai
até início de julho (prazo em 2018). Então, é só não perder este prazo que tá
tudo certo.
A Complutense de Madri abre vários prazos de inscrição: o primeiro começa em janeiro, o segundo em abril e ainda tem mais dois, caso sobrem vagas. As inscrições destas duas universidades não têm custo. Agora é só torcer para ser admitido.
A admissão é uma das etapas mais aguardadas, pois é nela que você é notificado se foi admitido ou excluído, por não reunir os requisitos para admissão. Por falar em requisitos, é importante saber que os critérios de admissão para mestrado na Espanha são diferentes dos adotados no Brasil. Na Espanha você NÃO precisa apresentar anteprojeto para ser admitido em um mestrado (veja aqui os critérios de admissão na Universidade de Salamanca). Na Universidade de Salamanca tem dois prazos para envio da notificação de admissão: início de maio (porém nem todos os cursos admitem neste período) e início de julho, geralmente uma semana após o encerramento das inscrições.
A Complutense de Madri abre vários prazos de inscrição: o primeiro começa em janeiro, o segundo em abril e ainda tem mais dois, caso sobrem vagas. As inscrições destas duas universidades não têm custo. Agora é só torcer para ser admitido.
A admissão é uma das etapas mais aguardadas, pois é nela que você é notificado se foi admitido ou excluído, por não reunir os requisitos para admissão. Por falar em requisitos, é importante saber que os critérios de admissão para mestrado na Espanha são diferentes dos adotados no Brasil. Na Espanha você NÃO precisa apresentar anteprojeto para ser admitido em um mestrado (veja aqui os critérios de admissão na Universidade de Salamanca). Na Universidade de Salamanca tem dois prazos para envio da notificação de admissão: início de maio (porém nem todos os cursos admitem neste período) e início de julho, geralmente uma semana após o encerramento das inscrições.
O meu curso não
admitia em maio, somente em julho. Porém, para mim, está data não era viável,
porque sou servidor público e precisava iniciar meu processo de solicitação de
afastamento para capacitação. O processo leva em torno de dois meses para ser
concluído, não iria dar tempo para resolver tudo até o início das aulas, na
primeira quinzena de setembro. Entrei em contato com o coordenador do curso
(melhor opção para tirar suas dúvidas, porque o pessoal da secretaria não ajuda
muito), expus meu problema e ele foi super
atencioso e compreensível. No dia 07 de maio recebi a notificação de admissão,
mesmo o curso não admitindo nesse período.
A matrícula tá dentro da etapa admissão, e é bem tranquila também, pois aqui você vai reunir toda documentação que utilizou para homologar o diploma, mais declaração de equivalência do diploma, dada pela universidade, e carregar no sistema. A automatrícula é feita online num sistema próprio da universidade, igualmente para Salamanca e Complutense de Madri.
Após você ter efetuado sua matricula, você terá 15 dias para efetuar o pagamento, que pode ser integral ou parcelado em até 3x. Parcelado ou integral, em Salamanca o valor do primeiro pagamento é cerca de 50% do valor total do curso, na Complutense de Madri cerca de 200 euros, para garantir sua vaga, depois será abatido do total que terá que pagar. Se você optou por Salamanca faça sua matrícula numa data que você vai ter 50% do valor do curso disponível para pagar. Se você assim como eu for admitido no primeiro período, terá até início de julho para efetuar a matrícula.
Salamanca te diz que para quem está fora da Europa o único meio de pagamento é o PayPal, por lá você tem que pagar no momento que efetua a matrícula. Escolha este meio, mas NÃO efetue o pagamento!! Pois, se você utilizar pagamento via PayPal (cartão de crédito) vai pagar 6,38% de IOF, neste caso só de IOF eu pagaria 74,39 euros cerca de R$327, com a cotação do euro no dia que eu pagaria que era de R$4,40. Entrei em contato com a secretaria, que demorou quase 10 dias para me responder, explicando o que aconteceu. Eles me forneceram os dados bancários para fazer a transferência, eu fiz e em três dias eles acusaram recebimento. Para efetuar a transferência eu utilizei a Confidence Câmbio outra vez, veja o link na sessão homologar diploma.
Para quem vai tentar bolsa de estudo uma dica bem importante: a bolsa só é concedida para quem foi admitido em alguma universidade. Logo, esta etapa é essencial para você também.
A matrícula tá dentro da etapa admissão, e é bem tranquila também, pois aqui você vai reunir toda documentação que utilizou para homologar o diploma, mais declaração de equivalência do diploma, dada pela universidade, e carregar no sistema. A automatrícula é feita online num sistema próprio da universidade, igualmente para Salamanca e Complutense de Madri.
Após você ter efetuado sua matricula, você terá 15 dias para efetuar o pagamento, que pode ser integral ou parcelado em até 3x. Parcelado ou integral, em Salamanca o valor do primeiro pagamento é cerca de 50% do valor total do curso, na Complutense de Madri cerca de 200 euros, para garantir sua vaga, depois será abatido do total que terá que pagar. Se você optou por Salamanca faça sua matrícula numa data que você vai ter 50% do valor do curso disponível para pagar. Se você assim como eu for admitido no primeiro período, terá até início de julho para efetuar a matrícula.
Salamanca te diz que para quem está fora da Europa o único meio de pagamento é o PayPal, por lá você tem que pagar no momento que efetua a matrícula. Escolha este meio, mas NÃO efetue o pagamento!! Pois, se você utilizar pagamento via PayPal (cartão de crédito) vai pagar 6,38% de IOF, neste caso só de IOF eu pagaria 74,39 euros cerca de R$327, com a cotação do euro no dia que eu pagaria que era de R$4,40. Entrei em contato com a secretaria, que demorou quase 10 dias para me responder, explicando o que aconteceu. Eles me forneceram os dados bancários para fazer a transferência, eu fiz e em três dias eles acusaram recebimento. Para efetuar a transferência eu utilizei a Confidence Câmbio outra vez, veja o link na sessão homologar diploma.
Para quem vai tentar bolsa de estudo uma dica bem importante: a bolsa só é concedida para quem foi admitido em alguma universidade. Logo, esta etapa é essencial para você também.
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