domingo, 18 de novembro de 2018

Custo de Vida em Salamanca

Chegou a hora esperada em falar em dinheiro, que é uma coisa muito importante, ainda mais quando o euro está acima dos R$4. 

Salamanca em comparação a Madrid, tem um custo de vida muito, muito menor. Não vou escrever muito, vou mostrar quanto eu gastava e em que. 

1) Moradia - Se você não é muito exigente pode pagar entre 180 e 200 euros. Eu pago 270 euros (COM TUDO INCLUÍDO) num apartamento novo (reformado) com quarto grande, com cama de casal e varanda, num bairro bom. Porém, no meu apartamento tem 2 quartos pequenos por 200 euros. Só para fazer uma comparação com Madrid, lá um quarto igual ao meu, não custa menos que 600 euros. 

2) Alimentação - Com 100 euros eu encho o armário para o mês todo. Com tudo que eu tenho direito: arroz (3kg), feijão (1kg), macarrão (1kg), molho, pão, leite, pasta de amendoim (não como manteiga nem margarina), ovos (24), biscoito, pó de café (500g), frutas, verduras, azeite, frango, carne, aveia, alho, temperos, sabão em pó, amaciante, sabonete, papel higiênico, pasta de dente, quinoa, atum, mel, granola, adoçante (não como nada com açúcar), iogurte, queijo, peito de peru, suco de laranja, sal. Claro que alguns itens listados acima eu não compro todo mês. Exemplo comprei 2,15 litros de sabão em pó Ariel por 5,25 euros na segunda quinzena de setembro, hoje é 17 de novembro e tá pela metade. Lavo roupa 1x por semana. O amaciante, sabonete, azeite, sal, adoçante, pasta de amendoim, mel, aveia, temperos também duram mais que 1 mês. Outros itens eu compro mais de uma vez por mês como: pão, leite, queijo, pó de café e peito de peru. Litro do leite 0,54 centavos, pão integral sem adição de açúcar 1,09, 250g de pó de café 1,19 (compro 2 desse por mês), 250g de queijo 1,30, 200g de peito de peru 1,72.  

Obs.: Todo mundo fala que o Mercadona é mais barato que o Carrefour. Não via esta diferença toda. Só comprava no Mercadona porque era perto da meu apartamento. Mas de vez em quando eu ia no Carrefour porque tinha muito mais variedades. 

3) Telefonia - Troquei de telefone no segundo dia. Comprei pré-pago mesmo. Pagava 15 euros, num plano da Vodafone, chamado "Meu Mundo". Tinha 7GB de internet e 800 minutos para falar com toda Europa e América do Sul. Viajava e usava internet normalmente. Durava o mês todo, upss o mês todo não, que aqui o plano pré-pago é válido por 28 dias e não 1 mês. 

4) Academia - Sou viciado em academia, então procurei uma logo na primeira semana. De todas que vi a 19 Fitness foi a melhor em termos de estrutura e preço. Custa 26 euros para fazer TODAS as atividades, todos os dias (se você quiser rsrsrs). Eles têm uma promoção para estudantes. Paguei 175 euros por 10 meses, ou seja, mensal saiu a 17,50 euros. Eles parcelam em 2x, a primeira no ato da matricula no valor de 100 euros, e a segunda no valor de 75 euros 2 meses depois. 

Obs.: Informação muito importante, a gente tá acostumado no Brasil a ter no minimo 2 professores na sala de musculação e 1 estagiário, né? Mas aqui não é assim não tá. Quando eu tinha duvida ia lá na recepção perguntar o professor. Porque quem fica na recepção aqui é o professor, na sala não fica ninguém. 

5) Transporte - Como eu disse no item Moradia, a cidade é quase do tamanho do bairro de Botafogo no Rio de Janeiro, então fazia tudo pé. Mas se você quiser andar de ônibus, para estudante ATÉ 30 anos, o cartão mensal custa 22,5 euros, para transporte dentro da cidade se for para fora, são 30 euros. 

6) Lazer - Gosto muito de ir ao cinema, mas como aqui os filmes são dublados, isso mesmo, na Espanha os filmes são dublados em espanhol, poucas são as sessões com áudio original legendado, então acabava indo menos. O preço do cinema é 5,90 euros (estudante NÃO paga meia), segunda é quarta custa 4 euros. Pipoca media (que no Brasil seria a gigante) com refrigerante de 500ml 6,10 euros. 
Aqui tem bares/boates, em nenhum se paga para entrar, alguns cobram um valor que você vai consumir la dentro, exemplo: pagar 6 euros com direito a 1 cerveja e 2 bebidas destiladas (gin tônica e outras). O preço da cerveja, dependendo do bar, mais cara que paguei custou 2,6 euros. 
Teatro é um evento mensal na cidade, quando peças que estão em cartaz em Madrid vem pra cá. O preço fica entre 20 e 35 euros. Musical que está na faixa de 35 euros. 
Comia fora poucas vezes, e quando comia pagava entre 6 e 10 euros. 

TOTAL: Gastava por mês com moradia+alimentação+telefonia+academia = 432 euros. Ia ao cinema pelo menos 1x por mês, teatro 1x, saídas umas 4 por mês, comer fora umas 3x por mês. No final gastava na faixa de 100 euros por mês com lazer. Total de 532 euros. Isso quer dizer que com 600 euros se vive bem em Salamanca.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abrir Conta / Transferir dinheiro do Brasil

Já cheguei em Salamanca, já tenho onde morar, onde malhar, telefone celular, já fiz compra do mês. Mas o dinheiro que eu trouxe acaba, n...